Menu fechado

Atendimento psicológico individual infantil (Presencial)

Mary Cassat (1884). Children playing on the beach.
National Gallery of Art, Washington D.C.

Mostrei minha obra prima aos adultos e perguntei se meu desenho lhes dava medo.

Eles responderam: “Por que um chapéu daria medo?”

Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma cobra jiboia digerindo um elefante. Desenhei então o interior da jiboia, a fim de que os adultos pudessem compreender.

Eles precisam sempre de explicações. (…) Adultos nunca entendem nada sozinhos e é cansativo, para as crianças, ficar o tempo todo explicando tudo.

Antoine de Saint Exupéry

Há muito tempo a psicanálise mostrou que a infância estava longe de ser apenas um momento de despreocupação e de brincar descontraído. Os pequeninos, como os grandes, sofrem com angústias, medos, dilemas e conflitos e, por sua condição de desenvolvimento incompleto, não dispõem dos meios que tem um adulto para enfrentá-los e para acalmar-se. São mais flexíveis do que um adulto, mas também são emocionalmente mais frágeis. Por isso podem precisar de ajuda profissional para compreender e manejar as suas emoções.

A infância é um período privilegiado para receber atendimento psicológico porque a personalidade ainda está em formação. Do ponto de vista da psicanálise, a personalidade de um indivíduo é formada a partir da sua carga genética, mas também do transcorrer da gestação, do nascimento e das experiências de vida que ele tem, sobretudo na infância.

As experiências da criança junto à sua família, amigos, colegas e conhecidos são o fator mais importante na construção da personalidade porque, mesmo que haja empecilhos com relação aos outros elementos, o resultado será diferente de acordo com o cuidado que ela receber do seu ambiente. No caso de dificuldades, a ajuda profissional do psicólogo fará parte dessas experiências. No entanto, como se trata de uma relação especial de ajuda que implica na busca de acesso a sentimentos e conflitos profundos e inconscientes, ela é mais potente e mais direcionada para produzir mudanças.

O atendimento psicológico infantil, por agir de forma direta na construção da personalidade, favorece a formação de alicerces sólidos, sobre os quais a pessoa vai se constituir. Por essa razão ele pode prevenir muitas dificuldades emocionais na vida adulta.

Se você está procurando atendimento psicológico para uma criança, é só clicar no link abaixo e preencher o formulário.

Berthe Morisot (1894). Les enfants de Gabriel Thomas,
Museu de Orsay.
Laura Muntz Lyall (1898). Interesting Story.
Musée des beaux-arts de l’Ontario.